8.10.09

Sonhos por realizar

Ontem falávamos de sonhos. De sonhos por cumprir. De há uns tempos para cá, um dos meus sonhos não me deixa. Não sei se é um sonho, uma vontade ou um projecto. É uma ânsia, um desejo, um apelo, talvez. Desde pequena que me imagino em África, numa missão. Lembro-me de quando tinha 16 anos e comprei o meu terço missionário, a pensar que me iria acompanhar quando ganhasse coragem para abrir asas e voar para cumprir o que imaginava. Não sei porquê África, porque sempre tive a consciência que aqui, bem perto, em todo o lado, há pessoas que precisam de ajuda. Crianças, adultos, idosos com carências e necessidades várias. Eu sei que sim, mas não me perguntes porquê, sempre me imaginei em África. Sempre me imaginei suja, cheia de pó, a transpirar, a dormir num sítio qualquer, mas a sorrir, feliz, rodeada de meninos felizes também, com tão pouco que teria para lhes dar. Será, talvez, apenas uma ideia romântica de felicidade. Será? E se não for? E se eu apenas conseguir ser feliz fazendo aquilo que sempre me imaginei a fazer? Penso muitas vezes que escolhi Psicologia por causa disso, por causa dessa vontade de ajudar, de dar a mão. Senti-me útil enquanto fui psicóloga. Sei que, apesar dos constrangimentos que sempre existem, ajudei alguém. Ainda hoje sinto isso quando vejo algum miúdo "encaminhado". Hoje pergunto-me muitas vezes o que faço de útil na minha vida. Tantas e tantas vezes não encontro resposta. Ou, se a encontro, acho-a insignificante. É nesses momentos que vêm novamente as imagens, a ânsia, o desejo. Penso também porque não vou, porque não dou vida a este sonho. Medo? Saudade? Falta de coragem? Tudo isso junto, talvez. Também não sei porque é que, logo hoje, apesar do cansaço, isto me tira o sono e me faz continuar aqui...

2 comentários:

Edgar Neves disse...

Mafalda
Quando leio algo sobre África e em especial sobre Angola, levanto logo as orelhas e arregalo os olhos como cão rafeiro, o que dá logo vontade de comentar.
E neste caso...Se aceita a minha opinião, Vá!... Logo que possível! Não deixe que ninguém lhe "roube" esse sonho... Não deixe nunca de acreditar. África minha... Concordo que é de tirar o sono.
Bjs.

Edgar Neves disse...

Como a palavra "Velha" é tão carinhosamente aplicada. Às nossa "velhas"...Mães, Esposas, Irmãs e Mulheres. A terra e as vivências que nos trazem tantas saudades. E como eu digo; Ai ué Luanda... Ai ué (frase lamento)Angola.

Para si Mafalda e para esse desafio que se avizinha... África.

http://www.youtube.com/watch?v=uJF_jJE7b24

Bjs