12.5.10

Às vezes...

...há mãos de onde nascem borboletas.

Tenho que partilhar uma experiência que hoje me encheu de esperança nas pessoas. Temos por hábito criticar com bastante facilidade os profissionais de saúde, eu própria já o fiz várias vezes. É verdade que já assisti (e senti na pele) a comportamentos menos adequados para alguém cuja missão é cuidar da pessoa humana, mas também é verdade que muitas vezes acontece precisamente o contrário. E mais facilmente apontamos os pontos fracos do que os fortes. Elogiar, reforçar positivamente, dar feedback é algo que não é fácil e a que, culturalmente, não estamos habituados. Hoje posso dizer que fui excepcionalmente atendida, quer por administrativos, quer por enfermeiros e médicos, em qualquer um dos três serviços a que me dirigi. Pode até ser coincidência, que seja, o importante é que todas estas pessoas me acolheram com um sorriso, foram disponíveis (mesmo para além daquilo que já era o seu horário de trabalho), atenciosas e extremamente profissionais ao mesmo tempo. Fiquei, confesso, agradavelmente surpreendida e feliz, sentimento esse que o resto do dia (não tão positivo, por sinal), não conseguiu apagar. A verdade é que as borboletas que aqueles profissionais de saúde tinham nas mãos esvoaçaram ao meu lado todo o dia. Servir alguém com um sorriso pode, mesmo fazer a diferença.

Sem comentários: