Tenho que partilhar uma experiência que hoje me encheu de esperança nas pessoas. Temos por hábito criticar com bastante facilidade os profissionais de saúde, eu própria já o fiz várias vezes. É verdade que já assisti (e senti na pele) a comportamentos menos adequados para alguém cuja missão é cuidar da pessoa humana, mas também é verdade que muitas vezes acontece precisamente o contrário. E mais facilmente apontamos os pontos fracos do que os fortes. Elogiar, reforçar positivamente, dar feedback é algo que não é fácil e a que, culturalmente, não estamos habituados. Hoje posso dizer que fui excepcionalmente atendida, quer por administrativos, quer por enfermeiros e médicos, em qualquer um dos três serviços a que me dirigi. Pode até ser coincidência, que seja, o importante é que todas estas pessoas me acolheram com um sorriso, foram disponíveis (mesmo para além daquilo que já era o seu horário de trabalho), atenciosas e extremamente profissionais ao mesmo tempo. Fiquei, confesso, agradavelmente surpreendida e feliz, sentimento esse que o resto do dia (não tão positivo, por sinal), não conseguiu apagar. A verdade é que as borboletas que aqueles profissionais de saúde tinham nas mãos esvoaçaram ao meu lado todo o dia. Servir alguém com um sorriso pode, mesmo fazer a diferença.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário