22.5.10

Nunca é tarde para realizar um sonho!


Não sei explicar porque motivo, mas África esteve sempre no meu pensamento. Desde muito pequena que me lembro de me imaginar a ir, a ficar, a fazer alguma coisa de útil para quem mais precisasse. Sempre me imaginei a ser feliz lá. Fui sempre adiando este sonho, em parte por medo. Medo de não conseguir, de não me adaptar, de deixar aqui os que mais amo e de acontecer alguma coisa e eu não poder estar, medo... Mas há momentos na nossa vida em que uma série de circunstâncias, nem sempre felizes, nos fazem ir remexer no baú e buscar aquilo que é a nossa essência e que sabemos que precisamos ser e fazer. E o momento é agora. África não podia esperar mais. Ou eu não podia esperar mais por África, talvez seja isso. Por isso vou. Parto para a semana, com todos os sonhos no coração e a vontade de fazer algo diferente, por mim e pelos outros.
Vou integrada na Missão Aventura Solidária, da AMI. Uma forma diferente de viajar e de conhecer por dentro as missões desta organização. Uma forma de ajudar a financiar um projecto numa comunidade local e de conhecer de perto a realidade, a cultura, as pessoas. São dez dias, neste caso no Senegal, na construção de um Centro de Costura, que vai contribuir para a formação profissional das mulheres da comunidade rural em que este se situa e que pode ajudar a criar alguns empregos, evitando assim a migração para os centros urbanos, onde cada vez há menos condições de vida e maior pobreza.
Vai ser mesmo uma aventura! Não conheço ninguém do grupo e ontem comecei a perceber um pouco a realidade que vou encontrar, mas que acho que só entenderei na totalidade quando lá aterrar. Falta de água (que pode chegar a dias), calor provavelmente insuportável, falhas de electricidade, inexistência de internet, dormir no chão, partilhar o dia-a-dia em acampamento com mais 16 pessoas, lidar com bichos a que não estou habituada... enfim, uma série de dificuldades a que vou ter que me adaptar e que, acredito, mudarão a minha forma de ver e de sentir este mundo em que vivemos.
Partilharei aqui algumas das emoções e dos momentos vividos neste projecto, que tenho a certeza serão muitos e imensamente especiais!


Um abraço especial ao Edgar Neves, que me despertou ainda mais o bichinho... e à L.E., que nos momentos mais difíceis trouxe tanta luz a este espaço! Obrigada!

8 comentários:

João Sá disse...

Bonito.

Astrid disse...

Má, there's nothing in this world that you cannot do! See you... Take care! Big hug!

Inté menina! ;)

Beijos, flores e estrelas *****

Anónimo disse...

Mafalda,
tenho a certeza que vai ser uma aventura vivida com muita intensidade, que a vai enriquecer ainda mais como ser humano. Em pensamento estarei sempre consigo, porque no meu íntimo, também sempre sonhei fazer parte de uma missão humanitiária. È bom vê-la a realizar um sonho seu e de muita gente....
Um beijinho muito especial e cá ficarei a aguardar que partilhe connosco a experiência.
F.

Anónimo disse...

Principessa
Tenho muito orgulho de si!Fico muito feliz por a Mafalda ir realizar esse sonho, junto de quem mais necessita e da maneira como o vai fazer. Distribua por lá esse seu sorriso aconchegante, dê o melhor de si, aproveite cada segundo e não tenha medo dos bicharocos. Um grande abraço.
L.E.
ps. à noite olhe sempre as estrelas

guida c disse...

CORAJOSA!

Edgar Neves disse...

Doce Mafalda
Tenho andado um pouco arredado do seu Blogue, mas hoje por qualquer coisa que me fez despertar, dei um salto até este bonito espaço e... qual a grande e maravilhosa surpresa de tão boa notícia...Acredite que fiquei tão contente (se calhar até mesmo com a lágrima ao canto do olho) por saber que finalmente o seu horizonte de atingir um lindo objectivo, está mesmo pertinho de ser realizado. Bravo...Mulher de armas (desculpe este desabafo.
Os meus muito sinceros e profundos Parabéns, por ir ao encontro e bem de frente, de uma soblime forma de ser feliz.
Vai certamente encontrar todos os "medos" que relata, todas a incertezas e duros dias de vivência, mas vai crescer e ficar tão grande, como os sonhos em que dois braços são poucos para abraçar.
Desejo-lhe o melhor de tudo e se fizer por merecer (ser igual a si mesma) este tempo e esta viagem não vão caber no seu Baú (vai ter de arranjar uma malão bem grande).
Com todo o carinho, permita que lhe envie, uma beijoca cheia de felicidade por tão nobre decisão.
África precisa de si.

PS: Não imagina a "inveja" que tenho por também não ir.

Bjs.

S. disse...

Fico feliz por ti... e a torcer para que tudo corra bem! Boa viagem...

Maggie disse...

Como já te disse, considero um acto de coragem essa missão. Felicito-te por esse passo que talvez eu tb dê um dia! Aproveita a experiência humana que de certeza trarás contigo e, depois, partilha connosco o que de lá trouxeres dentro de ti!

Tudo de bom, minha amiga da blogosfera, porque tu mereces!!

Bj e abraço imenso!